Política em Destaque

[PolíticaTOP][bleft]

Negócios em Destaque

[NegóciosTOP][grids]

Conheça Cinco Invenções Que Podem Mudar O Mundo

.


O avanço da tecnologia permite prever um futuro melhor para o ambiente e para as pessoas. É sempre necessário investimento, mas os resultados poderão ser importantíssimos para o futuro do nosso planeta e da sociedade. Estas são as cinco invenções menos dispendiosas e que poderão salvar muita gente.

1 - Ilhas Flutuantes Biomatrix

Este projecto foi concebido por uma empresa escocesa, a Biomatrix Water e consiste na criação de ilhas ecológicas que aceleram a despoluir as águas. Este sistema consiste na presença de microorganismos que utilizam os poluentes como alimento e permitem que os peixes se abriguem nestas ilhas, conservando a espécie. Sendo assim, a poluição é decomposta pela natureza. Este espectacular projecto não actua sozinho. Terão de ser garantidas algumas condições, como a remoção de lixo sólido.



2 - CO2ube

As emissões de dióxido de carbono são um grande problema para o ambiente e uma das grandes causas do efeito estufa. Para diminuir as emissões, dois jovens conceberam um sistema inovador. Param Jaggi e Johnny Cohen criaram um tubo que se coloca no escape dos automóveis que transforma os resíduos da combustão em substâncias que não prejudicam o meio ambiente, O fumo atravessa vários filtros, compostos por algas produzidas em laboratório, e torna-se em água, oxigénio, açúcares, e carbonato sódio. O fabrico deste sistema não vai além dos 30 dólares.



3 - E-nable

São muitas as pessoas que necessitam de próteses, mas estas são muito caras. O projecto E-nable pegou nas impressoras 3D e está a agitar o mercado. O processo é simples. Com estas impressoras, os responsáveis por esta iniciativa querem imprimir próteses de baixo custo e ajudar milhares de crianças que precisam urgentemente das mesmas. Participam neste projecto engenheiros, cientistas, médicos e fisioterapeutas, num sistema de partilha de informação e experiência que poderá ajudar a vida a muitas crianças. O custo é dez vezes menor e são mais fáceis e rápidas de fabricar, podendo ser personalizadas.



4 - Ubiquitous Energy

Este sistema pretende utilizar a capacidade da luz solar. Já existem painéis solares, mas os custos são enormes. Este projecto consiste na criação de uma lâmina adesiva transparente que contem célula fotovoltaicas, produzindo energia limpa. Até agora, foram fabricadas apenas pequenas lâminas porque ainda estão em fase de teste. Contudo, se forem concebidas numa escala maior e colocadas, por exemplo, nas fachadas de prédios, poderão alimentar todas as habitações e se utilizadas numa área de grandes dimensões poderão produzir energia suficiente para abastecer as redes públicas.



5 - Starpath

Este projecto é fantástico. A empresa Pro-Teq criou um sistema que aproveita a luz solar para iluminar as estradas, quer as lâmpadas, quer as linhas de marcação no asfalto. O sistema capta a luz solar, transforma-a em energia e à noite ilumina os trajectos. Já foram feitos vários testes e os responsáveis que até em dias de pouco sol, a energia é suficiente. Para além disso, o sistema é antiderrapante e à prova de água.


Sem comentários :


Tecnologia em Destaque

[TecnologiaTOP][list]

Economia em Destaque

[EconomiaTOP][bsummary]

Crime em Destaque

[CrimeTOP][twocolumns]