Política em Destaque

[PolíticaTOP][bleft]

Negócios em Destaque

[NegóciosTOP][grids]

Afegão constrói carro movido a energia solar com dois mil dólares

.


Apesar do Afeganistão ser um país permanentemente afetado por guerras e conflitos religiosos, ainda há pessoas que conseguem abstrair-se desses problemas e apostar na inovação tecnológica para proteger o ambiente do país.

É o caso de Mustafa Mohammadi, um jovem afegão que desenvolveu um carro elétrico que funciona a energia solar, e que não produz qualquer gás nocivo para o ambiente, usando um sistema de pedais para recarregar a bateria nos dias mais nublados.

“Entristece-me muito saber que centenas de crianças e idosos afegãos morrem anualmente de doenças respiratórias causadas pela poluição do ar”, disse Mustafa. 

O jovem demorou 45 dias a construir o veículo que apelidou de Photon, tendo investido qualquer coisa como dois mil dólares. O carro tem capacidade para duas pessoas, um motor de 60 volts de potência e uma bateria com 50 km de autonomia, a uma velocidade de 40km/h.
O país não tem qualquer plataforma de apoio à inovação tecnológica, não havendo qualquer investimento técnico ou financeiro na área. 

“Se não houvesse conflitos, pelo menos algumas companhias poderiam desenvolver o projeto do meu carro para produzir mais, mas acho que o meu veículo vai ficar velho e estragar-se antes mesmo de chegar aos meus compatriotas”, afirmou Mohammadi.



Sem comentários :


Tecnologia em Destaque

[TecnologiaTOP][list]

Economia em Destaque

[EconomiaTOP][bsummary]

Crime em Destaque

[CrimeTOP][twocolumns]